data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal
A funcionária aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Etel Cleia Almeida Dias, filha de Oswaldo Dias e Lila Dias, falecidos, nasceu em Santa Maria, e se orgulhava muito de ter o Coração do Rio Grande como terra natal. Ela teve duas irmãs, Eloá Dias, falecida, e Elaine Fagundes, que reside em Brasília.
Etel Cleia era a mais jovem das três irmãs e cresceu na Rua Floriano Peixoto, onde a família residia e, também, tinha incontáveis amigos. A funcionária estudou durante vários anos no Colégio Metodista Centenário, um dos mais tradicionais da região central do Estado. A santa-mariense fez curso técnico profissionalizante na área de ensino, e ainda jovem, ingressou como servidora da UFSM. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Na universidade, trabalhou no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), no qual se destacou pelo grande empenho. A amiga de longa data, professora Dulce Kröning, 80 anos, lembra do capricho da funcionária pública com o serviço.
- Minha amiga se dedicou muito às lidas profissionais. Era lembrada por todos pelo brilhante desempenho e pela atenção que dava ao trabalho. Sabia resolver todo tipo de problema - lembra, com carinho, a professora.
Eloah de Freitas Lima Ventura, 80 anos, outra amiga e irmã do coração, como considera, comenta que Etel Cleia tinha costumes religiosos e gostava de estar bem informada.
- No viver evangelizador, tinha uma fé inabalável em Frei Pio. Buscava estar sempre atualizada com as notícias da cidade, acordava cedo para ouvir rádio, e não dispensava a leitura assídua do Diário de Santa Maria - comenta Eloah. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Ainda segundo ela, fazer o bem era parte da rotina da funcionária pública, que tinha um grande círculo de conhecidos e admiradores da capacidade incansável dela de estender a mão aos que precisassem:
- A Etel, muitas vezes, colocou o próximo a frente de si. É difícil descrevê-la em poucas palavras. Por mais de uma década, foi coordenadora da ação social São Frei Pio.
Etel Cleia Dias morreu, aos 80 anos, em 2 de dezembro, devido a um infarto fulminante. A funcionária pública foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Parque Jardim Santa Rita, em Santa Maria.