luto

Morreu a funcionária aposentada da UFSM Etel Cleia Almeida Dias

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal

A funcionária aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Etel Cleia Almeida Dias, filha de Oswaldo Dias e Lila Dias, falecidos, nasceu em Santa Maria, e se orgulhava muito de ter o Coração do Rio Grande como terra natal. Ela teve duas irmãs, Eloá Dias, falecida, e Elaine Fagundes, que reside em Brasília.

Etel Cleia era a mais jovem das três irmãs e cresceu na Rua Floriano Peixoto, onde a família residia e, também, tinha incontáveis amigos. A funcionária estudou durante vários anos no Colégio Metodista Centenário, um dos mais tradicionais da região central do Estado. A santa-mariense fez curso técnico profissionalizante na área de ensino, e ainda jovem, ingressou como servidora da UFSM. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Na universidade, trabalhou no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), no qual se destacou pelo grande empenho. A amiga de longa data, professora Dulce Kröning, 80 anos, lembra do capricho da funcionária pública com o serviço.

- Minha amiga se dedicou muito às lidas profissionais. Era lembrada por todos pelo brilhante desempenho e pela atenção que dava ao trabalho. Sabia resolver todo tipo de problema - lembra, com carinho, a professora.

Eloah de Freitas Lima Ventura, 80 anos, outra amiga e irmã do coração, como considera, comenta que Etel Cleia tinha costumes religiosos e gostava de estar bem informada.

- No viver evangelizador, tinha uma fé inabalável em Frei Pio. Buscava estar sempre atualizada com as notícias da cidade, acordava cedo para ouvir rádio, e não dispensava a leitura assídua do Diário de Santa Maria - comenta Eloah. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Ainda segundo ela, fazer o bem era parte da rotina da funcionária pública, que tinha um grande círculo de conhecidos e admiradores da capacidade incansável dela de estender a mão aos que precisassem:

- A Etel, muitas vezes, colocou o próximo a frente de si. É difícil descrevê-la em poucas palavras. Por mais de uma década, foi coordenadora da ação social São Frei Pio.

Etel Cleia Dias morreu, aos 80 anos, em 2 de dezembro, devido a um infarto fulminante. A funcionária pública foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Parque Jardim Santa Rita, em Santa Maria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimento em Santa Maria e região Anterior

Falecimento em Santa Maria e região

Morreu a professora aposentada Alina Bugnotto Lampert Próximo

Morreu a professora aposentada Alina Bugnotto Lampert